segunda-feira, 19 de julho de 2010

A História do Computador


Hoje em dia todos usam, está no nosso dia a dia cada vez mais, está no seu carro,nos aviões, nas indústrias, nas escolas,nos hospitais nas nossas casas cumprindo com seu papel sempre, uns usam para estudos,outros usam para trabalho, outros usam para o entretenimento; não importa ele sempre está lá quando precisamos dele.
O computador e uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de pessoa desde crianças até pessoas da terceira idade, trabalhadores,estudantes etc, e cada vez mais e normal encontrar pelo menos um microcomputador nos lares do mundo todo e com a sua evolução e com o passar dos anos ele tem ficado mais acessível para pessoas de todas as classes sociais. Como o primeiro post do blog pretendo falar um pouco bem resumidamente da história do computador desde quando ele foi inventado até os dias de hoje.

O Computador básicamente e uma maquina de fazer cálculos que teve origem a muito tempo atrás, os povos antigos e principalmente os comerciantes tinham a necessidade de fazer cálculos, com essa necessidade a 5500 anos A.C os povos da Mesopotamia desenvolveram uma maquina de fazer cálculos, muito básica mais muito eficiente na época que era constituída de varetas e pequenas bolinhas em suas varetas que usavam para fazer cálculos essa primeira maquina de fazer cálculos foi chamada de Ábaco que foi usada por várias culturas e na Roma Antiga tinha seu nome de Calculus ela foi aperfeiçoada com o passar do tempo e usada por várias gerações.

Ábaco


Bem mais tarde na época do renascimento em 1638 foi criada uma régua de calculo usada por intelectuais da época que era um pouco mais complexa mais muito eficiente fazendo cálculos bem maiores que o Ábaco.

Régua de Calculo


Pouco tempo depois em 1642 foi desenvolvida a primeira calculadora mecânica da história denominada de Máquina de Pascal , a máquina pascal tinha como objetivo realizar as três operações matemática mais na prática ela apenas somava e subtraia assim não foi bem aceita na época , alguns anos depois em 1672 um alemão conseguiu criar uma calculadora que realizava soma a divisão além da raiz quadrada.

Máquina Pascal


Essas maquinas e mecanismos já eram programados assim não sendo possível adicionar novas funções a elas mas em 1801 o costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema muito interessante, a empresa de Joseph atuava na área de desenhos com tecidos sendo assim um trabalho manual muito demorado e difícil, então Joseph construiu a primeira maquina programável com o objetivo de recortar os tecidos automaticamente , tal mecanismo foi chamado como Tear Programável, pois aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Assim Joseph perfurava cartões com o desenho que desejava e inseria na maquina assim ela cortava os tecidos da forma como ele desenhava , deste ponto vários esquemas foram influenciados pelo Tear de Joseph incluindo a Maquina de Diferenças e o Engenho Analítico .

Tear Programavel

No ano de 1822 foi publicado um artigo cientifico que prometia revolucionar tudo que existia até o momento no ramo de calculo eletronico, seu autor Charles Babbage afirmou que sua maquina era capaz de fazer calculos de diferentes naturezas como trigonometria e logaritimos de forma bem simples, está maquina possuia o nome de Maquina de Diferença, infelizmente a ideia estava muito a frente de sua época, por limitações técnicas e financeiras o projeto só pode ser implementado muito tempo depois.


Maquina de Diferenças

No ano de 1837 Charles lançou uma nova maquina, o Engenho Analítco , era como o Tear Programavel usando cartões perfurados e podendo inserir instruções e comandos em seus cartões, mais pelos mesmos motivos de sua maquina anterior ela não pode ser implementada na época, porem suas idéias foram tão brilhantes que são usadas até os dias de hoje.

Maquina Analítica


Em 1847 o matemático George Boole desenvolveu um sistema lógico usado até hoje que pode se dizer que e o inicio de uma forma programável que utilizava representação reduzida de dois algarismos, 0 ou 1. Em sua teoria o 1 tem significado de ativo e o 0 representa o inverso, não ativo. Em 1931 Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária usando os bits 0 e 1 aproveitando assim a teoria de Boole. Na segunda guerra mundial os computadores foram muito ultilizados em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e criação de novas armas mais inteligentes, entre os projetos desenvolvidos neste período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.

Mark I

Colossus



Em 1946 teve uma revolução na área de computadores com a criação do Eniac que fazia cálculos 1000 vezes mais rápida que qualquer uma já vista na época, ENIAC era uma máquina muito grande com 25 metros de comprimento e 5,50 de altura e pesava algo em torno de 30 toneladas .

Eniac

Até então os computadores usavam válvulas eletrônicas mais por volta de 1960 as válvulas foram substituídas por transistores o que fez diminuir muito o tamanho dos computadores. Nessa época a IBM lançou o IBM 7030, também conhecido por Strech seu tamanho era bem reduzido se comparado com o ENIAC, era usado por diversas companhias custando em torno dos 13 milhões de dólares na época, era bem mais rápido e mais confiável que o ENIAC .

IBM 7030

Por volta de 1965 os computadores começaram a usar circuitos integrados , assim permitindo o uso de vários circuitos em uma única placa se comunicando com hardwares distintos ao mesmo tempo, assim as maquinas se tornaram mais velozes e ainda mais baratas,em 1967 a IBM lançou o IBM 360/91

IBM 360/91

O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual, dando inicio a era dos microprocessadores e computadores pessoais, os circuitos eram mais integrados tornando os computadores ainda menores e capazes de fazer bilhões de cálculos. Na metade de década de 70 foi lançado o Altair 8800 que revolucionou a época, cabia em uma mesa , era mais leve e bem mais rápido que os computadores anteriores, usava um processador 8080 da Intel que proporcionou todo o desempenho, todos os computadores anteriores e o Altair 8800 não usavam ainda uma interface gráfica, apenas cartões de entrada e saída.

Altair 8800


Em 1976 pode-se dizer que foi lançado o primeiro computador pessoal e com interface gráfica (um monitor) que representava tudo o que acontecia no PC em um monitor, se chamava o Apple I, com o sucesso em 1979 foi lançado o o Apple II.

Apple I


Apple II


Com a mesma idéia em 1983 foi lançado o Lisa em 1984 o tão conhecido Macintosh os primeiros a possuírem interface gráfica e usaram mouse e teclado ficando assim deste jeito até hoje.


Apple Lisa

Apple Macintosh

Depois disso os computadores não mudaram muito, claro processadores,placas mãe,memórias etc, tem ficado cada vez mais rápidos e eficientes mais não foge dos princípios dos primeiros computadores pessoais lançados a algum tempo atrás. Hoje em dia com o aumento da tecnologia os computadores estão ficando cada vez menores, já estão começando a aparecer computadores All in One que e basicamente e como um notbook só que não pode sair carregando por ai mais o bom e que elimina todos aqueles fios que tem atrás do PC ficando assim tudo integrado ao monitor, computadores com Touchscreen (tela sensível ao toque) e daqui alguns anos acredito que toda a imagem será projetada assim na sua frente sem precisar de um monitor.

Computador All in One


Computador e essencial na nossa vida nos dias de hoje e com certeza vai evoluir cada vez mais, bom e isso espero que tenha ficado bom e que quem leia essa matéria aqui possa entender um pouco mais sobre como surgiu e como evolui os microcomputadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário